Header Ads

Optometrista


  Técnico em Optometria; Técnico em Óptica e Optometria; Tecnólogo em Óptica e Optometria; Bacharel em Optometria; Pós Graduação em Optometria.

  De formação específica, o Óptico-Optometrista ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos da visão; refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando auxílios ópticos compensatórios – sejam lentes para óculos ou lentes de contato, aplicação de prismas, filtros, sistemas tele lupas.

  Prevê a recomendação e o acompanhamento da prática de terapias visuais, exercícios ortópticos e a adaptação de próteses e órteses oculares. Reconhece condições patológicas oculares e sistêmicas encaminhando esses casos aos profissionais de medicina especializada.
  
  Busca oferecer o máximo de rendimento visual com a menor fadiga. Por métodos objetivos e subjetivos. O óptico optometrista não trata de enfermidades dos olhos, não realiza cirurgias nem prescreve medicamentos. Cuida do ato visual, não do órgão globo ocular. Pode emitir laudos técnicos.   
  Pode se responsabilizar tecnicamente por indústrias do ramo, clínicas de visão, postos de saúde, estabelecimentos ópticos.
  
  Destaca-se: O optometrista, todavia, não resta habilitado para os misteres médicos, como são as atividades de diagnosticar e tratar doenças relativas ao globo ocular, sob qualquer forma.

Lentes de Contato: Óptico, Contatologo e Ótico Optometrista.


   Atualmente contamos com profissionais altamente qualificados que estudam constantemente a fim de estar sempre atualizado na área da contatologia com o intuito de oferecer o que há de melhor para sua compensação do erro refrativo (grau), visando em primeiro lugar a saúde ocular sempre preservada.
   
  Este profissional pode ser o Contatólogo, Óptico ou Optometrista especializado em lentes de contato.
   
  Existem várias vantagens em buscar uma adaptação de lentes de contato com profissional. Além de ser o mais bem preparado e voltado exclusivamente para este trabalho, realizará testes avaliativos da condição ocular externa e testes gratuitos com as lentes.
   
  Será o responsável pelo processo de adaptação, ensina o manuseio correto, os cuidados com as lentes, sua manutenção e produtos mais adequados.
   
  No processo gradativo de adaptação realiza as revisões de acompanhamento, verifica as condições da córnea, lagrimas e pálpebras.
   
  As revisões se realizam gratuitamente, em geral uma vez por semana durante um mês, depois a cada 15 dias e finalmente sempre que o usuário sentir necessidade.
  
  Portanto, as pessoas que desejam fazer uso de lentes de contato, quer com grau ou estéticas (coloridas), devem procurar o profissional, para não só fornecer as lentes, mas que estará também acompanhando e controlando, evitando assim, arriscar-se a contrair um problema sério de visão.
   
  Lentes de contato são importantes no presente e serão ainda mais no futuro. O estilo de vida atual exige boa visão e liberdade de movimentos, o que nem sempre outros métodos de correção visual permitem.
   
  Exemplos estão na prática de esportes, na melhor visão periférica que o motorista portador de alta ametropia tem no trânsito das grandes cidades, na simplificação dos relacionamentos inter-pessoais, no desempenho profissional em ambientes técnicos e nas atividades comuns diárias.
  
  Um dos passos mais importantes para se usar lentes de contato com sucesso, é cuidar delas apropriadamente.

Fonte: http://www.croosp.org.br/?page_id=200
Tecnologia do Blogger.