Header Ads

Catarata – Definições e classificação





É uma lente biconvexa, avascular, incolor e quase completamente transparente. O cristalino é o único meio sólido refringente existente dentro do olho. O cristalino ou lente, incluído em sua cápsula, está situado imediatamente atrás da íris, em frente do corpo vítreo, e circundado pelos processos ciliares. No adulto, a lente é incolor, transparente, de textura firme e sem vasos. No velho, é mais achatada e ligeiramente opaca, de cor âmbar e densidade aumentada. Na condição denominada catarata, a lente torna-se gradualmente opaca, seguida de cegueira. Em tais casos, a visão pode ser restaurada pela extração da lente e implante de lentes intra-ocular. Podemos comparar o cristalino a uma cebola, pois no cristalino há vários núcleos; são eles divididos em embrionário, fetal, infantil e adulto. O núcleo do cristalino é mais rígido que o córtex. 

7_gde.jpg


O cristalino é constituído de cerca de 65% de água, 35% de proteína e quantidade mínima de minerais comuns a outros tecidos do corpo. O potássio é mais concentrado no cristalino do que na maioria dos tecidos. O ácido ascórbico e glutation estão presentes. Não há fibras nervosas, vasos sanguíneos ou nervos no cristalino. 

Alterações no Cristalino

As únicas alterações do cristalino são opacificações, distorção, deslocamento e anormalidades geométricas. Consequentemente, o paciente com uma dessas alterações terá queixas de visão borrada sem dor. O exame tendo em vista doenças do cristalino inclui teste de A/V e visualização do cristalino por meio de oftalmoscópio, lanterna manual, lâmpada de fenda ou lupa.

Semiologia

Este órgão oferece uma parte diretamente acessível do exame, que corresponde a área pupilar. Portanto para estuda-lo devemos estar em posse de equipamentos que ampliem a visualização da área pupilar como é o caso do Biomicroscópio. Pode-se estudar diretamente a lente com o biomicroscopio usando a iluminação paralelepípedo ou secção óptica as porções da lente e com essas iluminações podemos comprovar as modificações de cor produzidas pelas opacidades. Porém se iluminarmos a pupila e ocorrer uma mancha negra, podemos estar diante de uma hemorragia vítrea ou de uma catara hipermadura.

zzzzzz.jpg
  
Devemos então a partir das imagens obtidas fazer a classificação da catarata e então definir o prognostico e optar pelo encaminhamento ou não do paciente, pois cataratas inicias e que não afetem a saúde ocular e visual, são desaconselhadas a cirurgia pois remetem ao paciente a um risco evitável. Os sintomas relacionados com a lente estão diretamente ligados a reclamações de qualidade de visão. A catarata compromete a visão de longe e perto mesmo com a melhor correção. 

Acontece borramento ou perda da visão lentamente progressivos, em geral ao longo de meses a anos, afetando um ou ambos os olhos. Ofuscamento, particularmente por faróis de automóveis ao dirigir a noite, e percepção para cores diminuída podem ocorrer, mas não no mesmo grau que nas neuropatias ópticas. As características da catarata determinam os sintomas particulares. Nos casos de catarata nuclear, o índice de refração se torna aumentado e isto pode levar a uma miopia de índice, fazendo com que o paciente no início consiga ler para perto. Geralmente o paciente busca ajuda quando percebe que mesmo de óculos sua visão não se encontra em 100%, ou quando este necessita de muita luz para fazer sua leitura.

Catarata

Catarata é uma opacificação do cristalino. As cataratas apresentam grande variação no grau de densidade e podem ser devidas a diversas causas, mas usualmente, estão associadas à idade. Uma certa formação de catarata pode ser esperada em pessoas com mais de 70 anos de idade.
gui3.jpg

As cataratas normalmente são progressivas, porém alguns casos são estacionários (normalmente as congênitas). A progressão da maioria das cataratas se faz em estágios evolutivos, por etapas: 
- catarata incipiente, quando o cristalino começa a enturvar; 
- catarata em formação, quando o cristalino adquire opacificação difusa; 
- catarata madura, quando o cristalino atinge a opacificação completa. 

Etiologia

1- Relacionada a idade: catarata senil
2- Pré Senil: diabetes, dermatite atópica
3- Trauma: penetrante, choque elétrico
4- Tóxica: esteroides, mioticos, antipscicóticos
5- Secundária: Uveíte anterior, radiação, tumor, glaucoma ângulo fechado, 
6- Endócrina/Metabólica: diabetes, síndrome de down

Classificação

1- De acordo com a Idade
A – Congênita
B – Infantil
C – Juvenil
D – Adulta
E – Relacionada a Idade (Senil)
2 - De acordo com a localização da Opacidade na Lente:
A – Nuclear
B – Cortical
C – Subcapsular Posterior
3 – De acordo com o grau de opacidade presente:
A – Imatura: fibras cristalianas transparentes presentes
B – Intumescente: inchaço do cristalino com fendas d’agua
C – Matura: opacificação de todas as fibras cristalianas
D – Hipermadura: liquefação de fibras da lente opaca (Morganiana)
E – Pós-Facectomia: opacificação da capsula posterior ou persistência de fibras da lente após facectomia.
4 – De acordo com a taxa de desenvolvimento:
A – Estável: permanece na mesma classificação por anos.
B – Progressiva: acometimento rápido das camadas do cristalino.
gui4.jpg

Tratamento

Apesar do prognóstico de cirurgia para a extração da catarata, existem condutas terapêuticas que visam aguardar o momento oportuno de cirurgia, em que os oftalmologistas prescrevem medicamentos como: hormônios, calcioterapia e vitaminas C e B, na expectativa de um possível retardo evolutivo.

Cirurgia da catarata

Nos últimos tempos a evolução das técnicas cirúrgicas melhoraram muito a vida dos afácicos, principalmente como resultado da introdução do uso do microscópio, instrumentação melhor, material de sutura aperfeiçoado, e aperfeiçoamento das lentes intra-oculares. O cristalino pode ser removido por procedimentos cirúrgicos intracapsular ou extracapsular. Após a cirurgia espera-se que a visão seja recuperada.


 gui5.jpg
Prof. Guilherme Cassiano
Professor no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Treinamento em Lente de Contato - IBTPLC
Bacharel em Optometria – UnC
Pós-Graduado em Optometria Avançada – UBC
Técnico em Óptica e Contatologia – Instituto Filadélfia - SC
Especializando em Cuidados Primários e Lente de Contato – IBTPLC - SP
Membro do Conselho Brasileiro de Ótica e Optometria.
Membro do Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lente de Contato – IBTPLC - SP
Contato: contatologia.optometria@yahoo.com
Site: www.ibtplc.com.br

Fonte: http://www.ibtplc.com.br/ArtigosDetalhes.aspx?idArtigo=54

Comente com o Facebook:

Tecnologia do Blogger.