Mitos e Verdades sobre Saúde Visual
Nós seres humanos, possuímos um dos sentidos mais aperfeiçoados da natureza, o de enxergar! Sendo assim, é de suma importância que possamos esclarecer as dúvidas pertinentes sobre os processos que ocorrem no globo ocular e a sua relação com as condições sistêmicas do nosso organismo. Para isso, exponho alguns esclarecimentos sobre questões corriqueiras do nosso dia-a-dia em relação à visão. Clarifiquem suas dúvidas.
Ler com pouca luminosidade prejudica a visão?
MITO. Não prejudica em nada. As pessoas podem sentir um desconforto, um cansaço pela dificuldade em enxergar, mas isso não significa que estejam forçando a visão. Não há desgaste, nem lesão.
Ficar muito tempo na frente de computadores faz mal.
MITO. Nenhum mal. A única ressalva é que, quando a pessoa está na frente da tela, aumenta-se o nível de atenção e, assim, ela pisca menos e piscar é muito importante para lubrificar os olhos. Temos que nos lembrar de piscar mais. Também levar em conta o fator “tempo” em frente ao computador.
Leitura dentro de veículos em movimento provoca deslocamento de retina?
MITO. Não há risco algum, pode ler à vontade. Muita gente também estende essa crença para pessoas que operaram o olho. Dizem que quem operou deve “poupar os olhos”. Também não procede. Algumas pessoas sentem certo enjôo, mas não há dano ao organismo.
Ver televisão de muito perto é prejudicial?
MITO. Nem a luminosidade, nem a radiação são nocivas ao olho. Mas os pais devem ficar atentos. Se a criança gosta de ficar perto da televisão, se precisa aproximar os olhos dos objetos, podem ser sinais de que ela possa estar com algum problema de visão.
Cenoura faz bem para a visão?
VERDADE. A cenoura contém vitamina A, que é importante para o mecanismo da visão. De fato é bom, mas a quantidade que ingerimos desse alimento normalmente, dentro de uma dieta saudável, já é suficiente. Não é necessário comer mais. Frutas e verduras, especialmente aquelas de tom verde mais escuro, fazem bem à saúde dos olhos. O mesmo vale para frutas amarelas e alimentos que contém ômega 3, que são os peixes em geral.
As dores de cabeça estão associadas a problemas de visão?
DEPENDE. O importante é deixar claro que nem toda dor de cabeça é problema de visão. Algumas pessoas que necessitam de “grau”, mas não sabem disso ou não usam óculos, conseguem focar objetos a custo de esforço. E esse esforço contínuo pode causar dor. Mas se a dor de cabeça independe do uso da visão, outras causas devem ser investigadas.
Depois dos 40 anos, todo mundo desenvolve “vista cansada”?
DEPENDE. Realmente, depois dos 40 anos, passamos a ter dificuldade de enxergar de perto. A exceção são os míopes ou as pessoas com boa amplitude de acomodação. Os míopes não vêem bem de longe, mas enxergam melhor para perto e a amplitude está ligado à capacidade muscular do olho de focar um objeto em visão próxima.
Ler no escuro pode prejudicar a visão?
MITO. No entanto, é melhor ler com iluminação adequada para ter contraste adequado entre as letras e o papel. Devem-se evitar reflexos de luz diretamente nos olhos por causa do incômodo. Ler com uma iluminação que necessite de muito esforço visual pode trazer alguns sintomas, como dor ocular e dores de cabeça.
Colocar objetos muito perto dos olhos prejudica a visão?
MITO. Mas ficar observando um objeto de perto ou leitura por muito tempo pode dar sensação de cansaço visual, pelo fato da musculatura ficar tensa na mesma posição para dar foco na imagem. Em alguns casos, o fato de precisar chegar muito perto de um objeto para poder enxergá-lo bem é sinal de presença de “grau”. Neste caso, é necessário um exame visual para investigação do quadro.
Ler demais faz mal aos olhos?
VERDADE. Mas não se trata de “ler demais”, e sim ler por muitas horas seguidas. Ler por muito tempo sem parar pode causar cansaço visual, mas não é o excesso de leitura que causa a “vista cansada”. Ler, com toda certeza, nunca fez mal a ninguém.
Criança que brinca de entortar os olhos pode ficar “vesga”?
MITO. Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para permitir olhar na direção que quiserem. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos, geralmente é um defeito congênito: a criança já nasce com ele.
Quem não usa óculos piora a visão?
MITO. Os óculos somente compensam um “defeito” dos olhos. Forçar a visão sem óculos pode causar dores de cabeça ou tonturas, mas não significa que a visão esteja sendo danificada. O grau de deficiência não vai aumentar por causa disso. Porém, em alguns casos, o uso contínuo dos óculos evita problemas como a ambliopia (olho preguiçoso) em crianças.
Coçar o olho pode descolar a retina?
VERDADE. Deve-se tomar cuidado em coçar de forma incisiva os olhos. Pacientes com alta miopia podem, sim, ter problemas de roturas, descolamentos e hemorragias retinianas. Coçar o olho pode causar alterações na córnea e também predispõem a infecções, como conjuntivite, principalmente se as mãos não estiverem devidamente limpas ou lavadas. O melhor é evitar coçar os olhos.
Olhar diretamente para o sol prejudica a visão?
VERDADE. Olhar diretamente para o sol poderá trazer diversas consequências a curto e longo prazo, tais como: fotoceratite, queimadura macular, pterígio, pinguéculas, catarata e DMRI (degeneração macular relacionada à idade).
As pessoas mais idosas que percebem que estão enxergando melhor para perto sem os seus óculos podem estar desenvolvendo uma catarata?
VERDADE. Indivíduos mais velhos que usam óculos para leitura, com o tempo, encontram-se capazes de ler sem óculos e acham que sua visão está melhorando. Na verdade, existe um tipo de catarata chamada nuclear que melhora a visão de perto e piora a visão à distância. É a falsa sensação de melhora.
Somente os meninos podem ser daltônicos?
MITO. Estima-se que até 8% dos meninos têm algum grau de daltonismo, enquanto as meninas, menos de 1%.
Crianças podem ter Glaucoma?
VERDADE. O glaucoma, inclusive, pode ser congênito. Quando a criança nasce com o problema, geralmente ele é identificado ainda no berçário.
Diabetes pode causar Cegueira?
VERDADE. E pode causar até cegueira irreversível. Geralmente, isso acontece com pacientes que estão doentes há mais de 10 anos. O Problema é mais frequente em quem não realiza adequadamente o tratamento. O controle rigoroso de glicemia reduz bastante as chances de complicações.
Olhos Claros são mais Sensíveis?
MITO. A sensibilidade varia de pessoa para pessoa, independente da cor dos olhos.
O Estresse causa problemas de visão?
VERDADE. Ele pode causar inúmeros problemas que comprometem os olhos, podendo provocar baixa de visão repentina ou uma doença ao longo do tempo.
O uso de óculos prontos com “graus” aproximados podem causar problemas se usados com frequência?
VERDADE. Estes óculos apresentam graduações específicas que podem não corresponder exatamente ao grau do paciente e este pode estar usando óculos fracos ou fortes para sua necessidade, acarretando perda de qualidade na visão, distúrbios visuais, dores de cabeça e desconforto na região ocular.
Não há problemas em dormir com lentes de contato.
MITO. As lentes de contato atualmente propiciam uma boa oxigenação para a córnea e podem ser usadas por longos períodos. No entanto, deve-se evitar dormir com as lentes de contato pois elas absorvem água e deixam os olhos mais ressecados quando dormimos por não piscarmos, ação fundamental para lubrificação dos olhos.
Usar óculos escuros sem proteção para a radiação ultravioleta pode causar danos à visão?
VERDADE. Óculos escuros com lentes sem qualidade podem sim causar problemas à visão. Ao usar óculos escuros, a pupila dilata da mesma forma que ocorre quando estamos em um ambiente escuro ou quando anoitece. A pupila dilatada permite uma maior penetração da luz. Se os óculos escuros não possuem proteção contra os raios ultravioletas há um aumento da passagem destes raios. A radiação ultravioleta está relacionada à catarata, pterígio (o crescimento de uma membrana sobre a córnea), e degeneração macular relacionada à idade.
Bebês precisam de cuidados visuais logo após o nascimento?
VERDADE. As crianças devem ser levadas à avaliação do globo ocular logo ao nascer. Os recém-nascidos podem fazer o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho, como é mais conhecido, antes mesmo de saírem da maternidade. Mas devem fazê-lo na primeira semana de vida. O teste pode diagnosticar e prevenir doenças como traumas de parto, retinopatia da prematuridade, retinoblastoma, catarata congênita, infecções e até a cegueira.
Fumar faz mal a visão?
VERDADE. Além dos muitos males causados pelo fumo, esse hábito também favorece o surgimento ou o desenvolvimento de catarata precoce, de degeneração macular relacionada à idade, de irritação e alergia. Vale ressaltar, que a degeneração macular relacionada à idade é uma doença que pode levar a perda importante da visão e que geralmente tem uma evolução pior nos fumantes.
Tremor nas pálpebras pode ser sinal de estresse e cansaço?
VERDADE. A causa mais comum para este tremor é o estresse. São chamados de blefaroespasmo ou trismo palpebral. É um alerta do corpo informando que algo não está bem e ocorrem porque liberamos hormônios específicos que atuam nas terminações nervosas destes músculos, provocando estímulos que fazem com que as pálpebras sofram contrações involuntárias. É preciso consultar um optometrista/oftalmologista e observar cada caso, porque o espasmo palpebral (tremor nas pálpebras) também pode acompanhar doenças oculares como: ceratite, uveite, síndrome do olho seco, blefarite, uso de óculos com correção inadequada e em raros casos, estão relacionados a problemas neurológicos.
Fonte: https://optometriaparatodos.wordpress.com/